segunda-feira, 4 de abril de 2011

De Tiririca a Gaddafi

Fico pensando se a população brasileira é politizada, se o Brasil atual conseguirá obter índices reais de desenvolvimento humano e econômico.

A resposta é simples: não!

Antes que me entendam mal, não sou pessimista. Não sou como algumas pessoas que conheço que mal esperam a hora de terminar a faculdade e trabalhar numa multi-nacional para sair do país (se bem que eu já pensei assim). Eu acredito num futuro para o Brasil, um bom futuro, mas fica difícil acreditar que a mudança chegará logo devido a alguns de "nossos" representantes.

Vamos ao caso do Tiririca. Apesar não parecer necessário falar sobre esse "estrupício" (note que ele mesmo se denomina assim) não custa nada lembrar das coisas que ele tem feito pelo nosso país.

Quem tem visto as notícias deve ter visto ou lido que ele contratou 2 humoristas para assesorar ele em Brasília. Começa com o fato de que o Tiririca não tem um escritório político em São Paulo, dessa formar seus assesores não cumprem com as horas de trabalhos como servidores da Câmara (o nome disso é "mamata"), agora piada é a assesoria de imprensa dele dizer que os assesores dele vão "desenvolver trabalhos dentro da temática que o deputado atua". Vão desenvolver o que? Mais piadas? O Brasil é o país da piada pronta! Para que fazer mais? Só se eles forem o alvo das piadas! Sem contar que ele mesmo fez a maior de todas! Votou para um salário mínimo de R$ 600, só que o "excelentíssimo deputado" faz parte do governo, que não queria um salário acima de R$ 545. Isso é piada e isso mostra o "nosso" perfil, querendo ou não.

Por lembrar em piada, existe uma com o nome "Jair Bolsonaro". Esse daí é a piada pronta vinda do RJ.

Grande defensor da ditadura, acalorado defensor da homofobia e orgulhoso do preconceito contra os negros. Fora isso, pai de família cuja esposa foi ex-deputada fluminense e cujo rebento, Flávio Bolsonaro, é deputado fluminense e com a mesma ideologia do pai.

Jair Bolsonaro é o orgulho do Brasil! Defende uma ditadura que já prendeu ele por indisciplina e imoralidade, perfil completamente compatível com ditadura; diz não ser racista porque o cunhado é negro, o que não significa que ele respeite o cunhado; agora quando falam sobre o preconceito com homossexuais sempre dá o famoso "perdido" e fazendo contra-acusações sem sentido.

Só posso dizer que ele é uma piada pronta! Falou mer** na TV e quer dar desculpas! Agora banca de machão dizendo que não tem medo de ser cassado porque ele é um "soldado" que não tem medo da batalha, do jeito que ele é palhaço tá mais pra "recruta Zero".

Lembrando em ditadura, nem preciso dizer aquelas que estão caindo na região do Oriente Médio. Iêmen, Líbia, Egito e etc. Conflitos e revoltas contra a atual ditadura de seus respectivos países contra seus líderes tiranos.

Ainda acredito que o maior problema desses países é trocarem uma ditadura por outra. Não tenho um conhecimento profundo da política da maioria dos países muçulmanos, mas desde que me entendo por gente era uma ditadura que substituía outra naquela região.

Agora ditadura e piada é o Gaddafi. O "grande ditador" (e herdeiro de uma plástica semelhante do Michael Jackson) não percebeu que perdeu o jogo. A população inteira pedindo para ele sair e ele fala que está tudo sob controle. O pior é ele tentar acobertar o caso de estupro por "jagunços" do exército contra Imane al Obeidi, aquela que entrou num hotel em Tripoli pedindo ajuda aos jornalistas internacionais. Com direito a um show que envolve funcinários do hotel, repórteres internacionais, polícia e agente secretos líbios, o caso terminou depois de 3 dias em que torturaram mentalmente a pobre mulher ainda acusaram de serem prostituta, doente mental e entre outras coisas. Num país que vive em regime de sítio ela é vista como louca e teve a imagem arruinada.

Vendo tudo isso, vocês não acham que a política é interessante? Tudo bem que estamos falando de escândalos, erros infantis, tragédia e conflitos. Mas pensem bem, tudo isso é política, tudo isso somos nós que fazemos. Somos responsáveis em quem apoiar e fiscalizar os mesmos. Independente do regime político que acolhermos, ela só existe por causa de nós, cidadões. Então sejamos conscientes em quem votamos, sempre há boas alternativas. Sempre lembrem de quem fez besteira e de quem fez coisas boas. Fiscalizem os políticos, informem-se sobre eles, garantam o seu direito de cidadão e cunpra com seu dever.

2 comentários:

  1. Super complexo comentar em um post tão grande e com muitos assuntos envolvendo política.

    Vou por partes.

    População brasileira politizada? Falta muito. Não é falando dos outros, mas eu pouco acompanho os políticos em que votei nas eleições passadas. Apesar que alguns não foram eleitos, mas não vem ao caso.

    Ouvir na época das eleições que votar no Tiririca era um voto de protesto... voto de protesto é votar em branco, anular, se abster... quero saber se as pessoas que votaram naquela pessoa, gostam de ver isso... mas isso me faz pensar em coisa que mais me irrita: se pudessem, será que a maioria também não faria a mesma coisa? Ai, passo o assunto.

    Bolsonaro... oriente médio...

    Tanta coisa errada, tanta injustiça, eu sinceramente não sei o que fazer. Meu voto não faz diferença em um mundo que vota no Tiririca, mas eu continuo tentando.

    Eu acredito que uma boa educação faria as coisas serem um pouco melhores do que são hoje, mas vejo como o governo trata a educação... talvez para ele, é melhor que o povo se mantenha assim.

    Fiquei chateada ao chegar a essa conclusão...

    ResponderExcluir
  2. Falou bonito, Legato =]

    Mas a critica estah na ponta da lingua de todo o brasileiro. Todo mundo sente na pele tudo o que tem de errado, e de verdade somos um povo guerreiro por conseguir suportar tudo isso e ainda seguir vivendo, com esperança e na expectativa do dia de amanha. Mas como seria bom se essa força pudesse ser direcionada pra fazer a diferença, neh? Adotar a educaçao de uma criança carente que seja, dar exemplos de cidadania, ir atras de seus direitos ao inves de ficar no conforto de sua casa, atras da televisao com um prato de comida na frente e murmurando "que absurdo... que vergonha de pais..."

    Acho que o pior mal de todos eh a passividade. O sapo vai aguentando a agua quente ateh que ela ferve e ele morre cozido sem saber =P

    ResponderExcluir